Argentina receberá em março rodada de negociações comerciais UE-Mercosul

AFP/Arquivos / FABRICE COFFRINI (Arquivo) O embaixador uruguaio para o World Trade Organisation (WTO) Guillermo Valles (D) e o embaixador paraguaio Rigoberto Gauto, em Genebra, no dia 28 de julho de 2008

A próxima rodada de negociações sobre o tratado de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul será em março do ano que vem, em Buenos Aires – anunciaram as duas partes nesta sexta-feira (14).

A UE e o Mercosul “se comprometeram a fazer todos os esforços necessários para avançar nas negociações” e “acordaram a celebração da rodada seguinte, em Buenos Aires, no mês de março”, indicaram em um comunicado conjunto.

“O clima foi excelente”, afirmou no comunicado o vice-ministro paraguaio de Relações Econômicas, Rigoberto Gauto, que apontou a presença como “ouvintes” de uma delegação venezuelana.

Apesar de fazer parte do Mercosul, a Venezuela não participa dessas negociações comerciais.

Para superar as dificuldades no campo do acesso a mercados, os negociadores concordaram em indicar suas prioridades à outra parte, a fim de apresentar “ofertas melhoradas” nos setores de bens, “tanto agrícolas como industriais”, acrescentou.

Antes do encontro de Buenos Aires, a UE e o Mercosul terão um encontro em dezembro para avaliar o avanço dos trabalhos.

Leave a Reply